DÚVIDAS FREQUENTES
O que é a gestão clínica médica?
A gestão de clínica médica consiste nas ações necessárias para que ela funcione de maneira eficaz e eficiente. Isso inclui desde a avaliação diagnóstica para construção das evidências, até o planejamento, análise de resultados, discussão das evidências e a organização das rotinas.
É um trabalho que vai além dos serviços de saúde, abrangendo também tarefas burocráticas/administrativas e operacionais, garantindo que a clínica atue estrategicamente de acordo com os objetivos institucionais.
Como priorizar tarefas/atividades na gestão de clínicas?
Essa é uma pergunta crucial. O cotidiano na gestão de uma clínica médica, nos faz refletir sobre o tempo, sobre as atividades, que são mais amplas e englobam várias ações e, as tarefas, que são ações específicas e pontuais.
Consequentemente, é importante saber fazer escolhas entre o que é urgente, importante e circunstancial. Importante é tudo o que você tem que fazer, o essencial é estratégico para o bom funcionamento da clínica, para que não vire uma tarefa urgente e consuma tempo, o que é circunstancial pode esperar e, não vai impactar na rotina da clínica e, então pode esperar.
É importante construir missão, visão e valores?
Pergunta pertinente, porque se faz necessário vivenciar essa cultura para o sucesso da organização. Esses elementos, visão, visão e valores, alicerçam e moldam/formam o bom êxito da empresa.
A missão define o propósito central da empresa, a visão representa o futuro desejado e os valores orientam o comportamento diário dos colaboradores, a forma como se relacionam com os clientes, fornecedores e outras partes interessadas.
Ainda podemos acrescentar que é como uma bússola, uma orientação estratégica, para tomada de decisão e, assim, garantir que todos estejam alinhados com a política da organização.
A dinâmica das relações interpessoais interferem no ambiente da clínica médica?
Esta é uma questão de alto valor competitivo para a empresa, pois quem busca uma clínica médica procura saúde e deseja superar seus desafios pessoais. Não é adequado, nem ético um cliente enfrentar e/ou presenciar situações de conflito.
Os valores transmitidos refletem uma comunicação eficaz, pois demonstram a capacidade de se colocar no lugar do outro, demonstrando empatia, além de ser assertivo, que é quando expressar-se de forma clara, objetiva e direta, com delicadeza e cordialidade de acordo com os princípios da organização.
Ainda podemos acrescentar que é como uma bússola, uma orientação estratégica, para tomada de decisão e, assim, garantir que todos estejam alinhados com a política da organização.
A administração de clínica médica requer conhecimento técnico e gerencial?
A clínica médica é um negócio empresarial, sendo assim, se faz necessário ter um gestor, administrador e/ou uma assessoria/consultoria de Gestão de Clínica Médica, para auxiliar no empreendimento, para que a clínica cumpra o seu papel social, com compromisso ético e de obtenção de lucro.
Assim, o médico, que não deixa de ser empresário, pode exercer a sua atividade principal com mais tranquilidade, acompanhando todos os processos estabelecidos.